75 9 9819-0354

NO AR

ACORDA SERTANEJA

Com RODRIGO DA GATA

Brasil

Prefeito Emanuel de Rodelas em entrevista sobre remarcação de terras diz: "território é marcante para a história do município"

Publicada em 22/08/13 - 721 visualizações

por Fonte: Gazzeta do Sertão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Uma mobilização poderá ocorrer no Raso da Catarina com a decisão da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI) de transferir 53% do território de Rodelas para os municípios de Macururé e Glória, num total de 1.366 km².

O prefeito Emanuel Rodrigues Ferreira (PCdoB), disse que a mudança foi anunciada segunda-feira próxima passada pela SEI "com o argumento descabido de que pessoas de Rodelas estão mais vinculadas a Macururé e Glória".
 
 
De passagem pela Assembleia Legislativa para articular uma reação com deputados aliados, o prefeito conseguiu apoio do correligionário Álvaro Gomes, que fez um pronunciamento comprometendo-se a "lutar pela autonomia de Rodelas".
 
Elogiando a "administração exemplar de um prefeito comunista", Álvaro protestou contra a nova definição de limites na região: "Não aceitamos isso. Não autorizo o líder do governo a fazer nenhum acordo nesse sentido".
 
 
Emanuel Rodrigues explicou que a parte que Rodelas perderia é justamente a do Raso da Catarina, onde viveu a índia tuxá Catarina, que dá nome a região, signnificando que o município seria atingido "em suas raizes históricas" sem contar que se trata de área de grande potencial para a energia eólica e a mineração. 
 
O problema foi levado também ao governador Jaques Wagner e ao secretário da Casa Civil, Rui Costa.
 
Na Assembleia, o prefeito conversou ainda com os deputados Paulo Rangel e Marcelino Galo, do PT, e João Bonfim (PDT), presidente da Comissão de Assuntos Territoriais, a quem pediu para "não votar nada sobre a matéria enquanto não houver uma reavaliação".



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete

Nenhum registro encontrado








.

LIGUE E PARTICIPE

(75)9.9819-0354

Visitas: 1309765
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - FM Sertaneja de Abaré - Obrigado pela visita! A FM SERTANEJA EM 2023 MUITO MAIS VOCÊ!